Tenho encontrado nesta minha caminhada como profissional em grandes instituições financeiras e mais recentemente como professor de Systema (Arte Marcial Russa) várias pessoas com problemas de Autoestima e Depressão. Muitas delas são pessoas bem sucedidas, em cargos de gestão importantes, bem remuneradas e com prestígio. Mas o que é Autoestima? Autoestima, do Grego AUTÓS, “a si mesmo”, mais o Latim AESTIMARE, “valorizar, apreciar”. É a qualidade de quem se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus procedimentos e julgamentos. Ela é subjetiva e pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, confiança e que se valoriza. O que é a baixa Autoestima? Baixa Autoestima, é o oposto do descrito acima. É a falta de amor próprio. É quando este sentimento está deixando uma pessoa abalada, arrasada, destruída e impotente. E o que é Depressão? O termo depressão vem do Latim DEPRESSIO, de DEPRIMERE, “apertar firmemente, para baixo”, de DE, “para fora”, mais PREMERE, “apertar”. Depressão é um distúrbio profundo, de abatimento afetivo e emocional, que pode ser transitório ou permanente. Junto com a ansiedade é um dos transtornos mais frequentes da sociedade moderna. Quais são os fatores que levam uma pessoa a ter baixa Estima ou Depressão? As pressões são diversas: profissionais (metas abusivas, falta de preparo, boicote etc.), familiares (castigos, abusos, rigidez excessiva, falta de amor, etc.), na escola/estudos (bullying, rejeição, deficiência escolar, etc.), sobrecarga de atividades, sobrecarga emocional, problemas do dia a dia de uma metrópole, entre outras. Muitas vezes as pessoas não percebem as alterações, que começam inicialmente pequenas. Quando os sintomas manifestam-se no corpo fica mais fácil de “diagnosticar”, mas quando elas acontecem no nível emocional pode não ser tão fácil assim. Algumas dessas alterações mechem com a auto estima da pessoa.
Poderia identificar algumas características destes desequilíbrios? Sim, podemos identificar algumas facilmente, em maior ou menor grau, por exemplo: - Querer achar sempre um culpado nos outros para problemas pessoais - Dificuldade de aceitar, analisar e trabalhar suas limitações - Timidez excessiva e reclusão - Duvidas e Falta de confiança em sua própria opinião e capacidades - Medo de desafios e críticas, ansiedade, perfeccionismo - Demasiadamente Agressivo, competitivo e focado em trabalho - Ser severo consigo mesmo, porém tolerante com outras pessoas - Inconstância emocional, entre outros. - Dificuldades em administrar poucas conquistas ou estar obcecado por muitas
Existe um processo para a baixa Autoestima virar uma Depressão? De forma geral é um processo, como tudo na vida. A perda da auto estima começa de uma forma pequena como uma semente e vai crescendo e se desenvolvendo como uma árvore frutífera, que no devido tempo da seus frutos. Se você cuida da árvore, aduba, poda, toma cuidado com interferências externas (insetos, pássaros, doenças) o fruto será bom. No caso, se você não consegue identificar o problema ele pode evoluir para estágios mais importantes, inclusive à Depressão. Estudos comprovam isso, e com uma pesquisa rápida na Internet você tem acesso a estas e outras informações.
Segundo o psicólogo Lars Madsen (Chefe do Staff da Presidência da Harvard University ) a baixa autoestima é “um fator chave tanto no desenvolvimento quanto na manutenção da depressão”.
Partindo para aspectos práticos, como o Systema – Arte Marcial Russa pode ajudar no resgate da autoestima e ajudar no combate a Depressão? Algumas práticas são trabalhadas no dia a dia das aulas, visando clarear a mente (trazer Luz, promover o racional) e proporcionar a identificação de pontos de pontos de gatilho e desequilíbrios; promovendo o início do controle emocional. Durante o treino proporcionamos atividades dirigidas que promovem e desenvolvem o autoconhecimento, que é um dos lemas do Systema (“Conheça a ti mesmo”), entre eles: - Exercícios respiratórios (diversos) + concentração - Exercícios de Tensão/Relaxamento + concentração - Atividades para prestar atenção em você mesmo e não nos outros. Estimulamos a pessoa a evitar comparações, sejam elas quais forem. - Entender que tudo é um processo e leva tempo e requer dedicação. Incentivamos a pessoa a parar de se cobrar demasiadamente. - Experiências físicas e sensoriais através de movimentos racionais e orgânicos, com a atenção a percepção. - Foco em seus aspectos positivos nos seus potenciais. - Valorização das qualidades, realizações e acertos, conquistas... - Aprendizado de que errar, faz parte do processo e per si, não é ruim ou bom, é somente um dos meios de adquirir experiência e mostram o caminho para acertar. - Aprimorar o senso de tempo e evolução: de onde estava, onde está hoje e para onde está indo. - Revisar, alterar e monitorar padrões de pensamento e comportamento, olhando e propondo revisão de crenças limitantes, âncoras, entre outras. Quais benefícios posso obter na vida pessoa praticando Systema? Dentre alguns benefícios que você leva para sua vida pessoal, podemos listar: - Controle emocional - Voltar a ter um corpo saudável - Resgate e manutenção de uma conexão profunda com pessoas que você gosta ou admira (família, amigos, colegas, etc.) - Senso de um maior controle do seu corpo e pensamentos - Para algumas pessoas até um propósito de vida mais significativo - Reconhecimento e respeito dos outros e pelos outros - Uma sensação de segurança mais firme - Aumento da imaginação e da criatividade - Aumento do nível de atitude e tomada de ação. - Descolamento do que é preciso fazer de comportamentos passionais. - Capacidade de ver o problema como se estivesse de fora dele - Aumento de sua autoestima com base em pequenas conquistas claras e mensuráveis.
Como posso ter esses benefícios na minha vida? São três pequenos passo que você tem que dar para mudar sua vida. Primeiramente entendendo a proposta e ter o desejo sincero de mudar. Se você quiser posso te enviar um e-book geral e explicativo do Systema. É só escrever para carlos.espacofuncional@gmail.com ou ligar para (11) 3021-6769. Segundo, agendando uma aula experimental para vivenciar a proposta. Terceiro, dar um voto de confiança para você mesmo e vir para as aulas. Você pode ler, ver, analisar, debater... mas nada substitui a prática. Resumindo, de forma prática e pragmática a metodologia do Systema (Arte Marcial Russa) provê nas aulas um conjunto de ferramentas de autoconhecimento que ensina as pessoas a identificar, filtrar e se blindar de eventos de fora, trabalhando o lado emocional, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.
“Na condução das questões humanas não existe lei melhor do que o autocontrole.” (Lao-Tsé – Fílósofo Chinês)
“Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica”. (Daniel Goleman - jornalista e escritor científico). Estamos aqui para te ajudar, basta dar o primeiro passo.
Prof. Carlos Pimenta (Empresário, Hipnólogo Clinico especializado em Doenças e Dores Crônicas Emocionais, Acupunturista e Massoterapeuta, Instrutor Pleno de Systema - Arte Marcial Russa, Psicanalista)
## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##
*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: https://www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com
Comments